Apelo ao envio de contributos para a criação de um banco público de imagens

      Comentários fechados em Apelo ao envio de contributos para a criação de um banco público de imagens

Considerando que o principal objetivo plasmado nos estatutos da Associação Portuguesa de Antropologia (APA) é “promover e divulgar a Antropologia, contribuindo activamente para a sua inserção e reconhecimento social em Portugal e no mundo”, apelamos a todos os sócios que nos enviem registos fotográficos do seu trabalho de campo, de forma a podermos criar um banco de imagens.

Os sócios interessados em contribuir devem enviar as suas imagens para o secretariado da APA (secretariado.apantropologia@gmail.com) nas seguintes condições:
– os ficheiros devem estar em formato JPG com alta definição;
– o nome dos ficheiros deve incluir último nome do autor e uma numeração sequencial (exemplo de nomes de ficheiros: “PIRES-01.jpg”, “PIRES-02.jpg”, “PIRES-03.jpg”, etc.);
– as imagens não devem ter molduras, filtros ou marcações relativas a direitos de autor (ver ponto 1, em baixo, sobre “tratamento e utilização das imagens”);
– deve ser enviado um ficheiro de texto separado com uma breve legenda para cada imagem, fazendo referência à numeração sequencial do ficheiro e onde se inclua o local e ano de captação da imagem (exemplo de legenda: “PIRES-01.jpg – Legenda: Produção artesanal de azeite. Moura, 2011.”)
– junto com as imagens e as legendas deve ser enviada também uma declaração simples que ateste a autoria das imagens e ceda os direitos de utilização à APA. (*)

–––––––––––––––––––––––––––––––

Tratamento e utilização das imagens:

  1. Todos os materiais integrados neste banco de imagens serão devidamente marcados com créditos ao autor e uma referência à APA, da seguinte forma: [foto: © nome do autor / Associação Portuguesa de Antropologia, (ano da foto)]. Esta marcação será executada pela APA, devendo o autor enviar a imagem livre de quaisquer marcações.
  2. As imagens serão utilizadas pela APA no seu website, bem como em materiais de divulgação de atividades promovidas pela associação ou em outros materiais da sua responsabilidade, sempre com menção ao autor.
  3. A APA não se responsabiliza por utilizações não autorizadas das imagens por parte de terceiros, nomeadamente através de meios e processos informáticos via internet.

–––––––––––––––––––––––––––––––

(*) Exemplo: “Eu, nome completo, declaro ser o autor das imagens enviadas. Autorizo a Associação Portuguesa de Antropologia a disponibilizar estas imagens num banco público de imagens e a utilizá-las em materiais de divulgação de atividades promovidas pela associação.”

Imagens relacionadas: