ICS Annual Conference “Imperial Wars in Global History”

      Comentários fechados em ICS Annual Conference “Imperial Wars in Global History”

Tem lugar nos próximos dias 29 e 30 de junho de 2017 a Conferência Anual ICS. Com o tema “Imperial Wars in Global History” este encontro conta com a participação de Inês Ponte, sócia da APA.


ICS Annual Conference “Imperial Wars in Global History”
29-30 junho de 2017
ICS-ULisboa, Auditório Sedas Nunes

A Conferência Anual do ICS reflete a natureza interdisciplinar da investigação desenvolvida pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa). O objetivo é refletir anualmente sobre um tema de grande relevância para as sociedades contemporâneas e para as ciências sociais, a partir de uma diversidade de abordagens conceituais e metodológicas, com o objetivo de promover a investigação, o debate e as publicações de relevância na academia e além dela.
A presente edição reunirá um grupo diversificado de importantes investigadores internacionais que discutirá as “guerras imperiais”, um tema de grande relevância para a compreensão dos impérios enquanto actores duradouros, centrais e controversos da história global, cuja ação violenta deixou cicatrizes na memória coletiva até hoje. As guerras de conquista, “pacificação” e contra-insurreição foram uma marca fundamental da história até 1975. A extinção dos impérios coloniais europeus no século XX, muitas vezes no contexto das guerras de descolonização, continua a ser uma pedra angular da política global contemporânea. E mesmo após a descolonização formal, a ideia de guerra imperialista continua a ser um tema de debate intenso por todo o mundo.
A conferência terminará com uma mesa-redonda na qual participarão o jornalista Joaquim Furtado e os investigadores Miguel Cardina, Joana Ponte, e António Correia e Silva. Pretende-se suscitar o debate alargado sobre o tema da história e da memória das guerras coloniais/de libertação, que conduziram à descolonização nos espaços do antigo império português nas décadas de 60 e 70 do século XX. Com efeito, para além de interesses puramente académicos, a conferência tem como objectivo estimular uma ampla reflexão sobre a presença e o impacto das ‘guerras imperiais’ no presente.

Programa, Biografias e Abstracts disponíveis aqui.


Imagens relacionadas: