Imprensa de Ciências Sociais – novidades editoriais

      Comentários fechados em Imprensa de Ciências Sociais – novidades editoriais

No âmbito da parceria com a Imprensa de Ciências Sociais a APA divulga as seguintes novidades editoriais:

[desconto de 30% em todos os títulos para sócios da APA]


 

Correntes de Ouro: Emigração Portuguesa para a Argentina em Perspectiva Regional e Transatlântica
Marcelo Borges
ISBN: 978-972-671-454-5
Ano de publicação: 2018

Resumo:

«Naquele tempo os que iam da Argentina se conheciam pelo bigode e umas correntes as que chamavam eles cadenas – aquilo era ouro, compreende?» Estas palavras evocam uma imagem familiar dos anos de apogeu da emigração transatlântica no Algarve, nas primeiras décadas do século XX, quando a Argentina emergiu como o destino migratório mais procurado. As cidades em crescimento de uma nação em rápida expansão, as férteis pradarias das pampas e os campos petrolíferos da Patagónia eram, para a maioria dos emigrantes, as terras capazes de produzirem histórias de sucesso como as que anunciavam as correntes de ouro que muitos exibiam no regresso à terra. Porque é que os emigrantes algarvios preferiram a Argentina, construindo assim um padrão alternativo à tendência generalizada na maioria das outras regiões portuguesas nesses anos de emigração transatlântica maciça? Partindo desta pergunta, Correntes de Ouro apresenta uma história social da emigração portuguesa para a Argentina colocando este caso regional no contexto mais amplo dos sistemas migratórios que conectaram Portugal e outros países de emigração na Europa com múltiplos destinos internacionais. O livro propõe uma história multifacetada que examina as estratégias familiares e os percursos migratórios individuais no contexto das redes sociais que os sustentaram, compara a adaptação social e económica dos migrantes e dos seus descendentes em sociedades de acolhimento de natureza diversa, retrata as experiências de migrantes portugueses de várias regiões na Argentina, e combina perspectivas locais de ambos os lados do Atlântico.

[+ info]


Pesquisar Jovens: Caminhos e Desafios Metodológicos
Vítor Sérgio Ferreira (organizador)
ISBN: 978-972-671-453-8
Ano de publicação: 2017

Resumo:

As incertezas e as indecisões nas expetativas perante o futuro, a instabilidade e provisoriedade nos projetos, as reversibilidades e as contrariedades nos trajetos, a visualização e a digitalização massiva das existências constituem novos desafios na vida dos jovens que impelem a novos caminhos nas formas de os pesquisar. Perante as novas configurações dos mundos juvenis, existem sérios perigos em seguir à risca os caminhos em linha reta sugeridos por manuais de metodologia. Ir armado de certezas teóricas e regras metodológicas para enfrentar as aventuras que convocam os jovens de hoje é meio caminho andado para se andar em círculo e chegar-se onde já se conhece.
A cada novo desafio lançado em terrenos juvenis, um novo método precisa de ser inventado, para que se encontrem as melhores formas de capturar as complexidades e os desdobramentos dos rumos de vida dos jovens contemporâneos. É neste contexto de novos desafios que convidamos todos os interessados e profissionais que trabalham com jovens e sobre jovens – académicos, estudantes de licenciatura e pós-graduação, professores, técnicos, especialistas e decisores políticos – a acompanhar os caminhos de pesquisa trilhados neste livro. O seu conteúdo não reflete um manual de metodologia sobre como fazer estudos de juventude, mas propõe um conjunto de reflexões sobre diferentes caminhos metodológicos percorridos na recente pesquisa sobre adolescentes e jovens em Portugal e no Brasil.

[+ info]


Envelhecimento na Sociedade Portuguesa: Pensões, Família e Cuidados
Ciclo de colóquios
Pedro Moura Ferreira, Manuel Villaverde Cabral, Amílcar Moreira (organizadores)
ISBN: 978-972-671-451-4
Ano de publicação: 2017

Resumo:

Este livro reúne os textos das intervenções realizadas em três colóquios sob o tema genérico Envelhecimento na Sociedade Portuguesa: Pensões, Família e Cuidados, que ocor-reram entre março e outubro de 2015, por iniciativa conjunta da Fundação D. Pedro IV e do então Instituto do Envelhecimento da Universidade de Lisboa. A organização destes colóquios obedeceu à ideia de contrastar visões distintas para alguns dos desafios que resultam do envelhecimento da população, procurando, mais do que caracterizar, delimitar ou discutir os problemas existentes, apontar soluções possíveis, alavancadas nas convicções pessoais e políticas de cada interveniente. Deste modo, os organizadores deste livro esperam poder contribuir para a discussão do tema do envelhecimento na sociedade portuguesa.

[+ info]


Variedades de Democracia na Europa do Sul: 1968-2016. Uma Comparação entre Espanha, França, Grécia, Itália e Portugal
Tiago Fernandes (organizador)
ISBN: 978-972-671-452-1
Ano de publicação: 2017

Resumo:

Este livro analisa a evolução e as transformações de cinco democracias da Europa do Sul (Espanha, França, Grécia, Itália e Portugal) desde finais da década de 60 até aos dias de hoje.
A partir de uma comparação sistemática destes países, gera novas hipóteses sobre os processos de consolidação, qualidade e aprofundamento da democracia. Em primeiro lugar, a institucionalização nas décadas de 60 e 70 de sistemas partidários onde predominam partidos clientelares por oposição a partidos programáticos e competitivos é suficiente para colocar os países em padrões evolutivos de baixa por oposição a média e alta consolidação e qualidade democráticas. Em segundo lugar, nos países com maior consolidação e qualidade democráticas observa-se sobretudo uma rutura institucional com o passado autoritário durante as décadas de 60 e 70, em função da força da sociedade civil e da formação de coligações político-partidárias progressistas entre movimentos sociais e partidos do centro-esquerda e da esquerda radical.

[+ info]


Evolução Recente da Economia Portuguesa: 1945-1985. 
Alfredo de Sousa
ISBN: 978-972-671-450-7
Ano de publicação: 2018

Resumo:

A obra que aqui se publica permite compreender os ritmos e os dilemas da evolução económica em Portugal ao longo da segunda metade do século passado. Integra um conjunto de capítulos, quase todos inéditos, sobre a evolução da economia portuguesa até estar aberto o caminho para o escudo fazer parte da moeda única europeia desde a sua criação. Numa linguagem acessível a um público alargado – mas sem prescindir do rigor próprio de quem dedicou grande parte da sua carreira à vida universitária e ao ensino da análise económica – Alfredo de Sousa revela nestes textos as suas qualidades de economista arguto e de político empenhado em acompanhar os grandes temas que, afinal, continuam a ser considerados por quem se interessa em melhor compreender os problemas económicos e financeiros do tempo presente.

[+ info]


Presidentes e (Semi)Presidencialismo nas Democracias Contemporâneas
António Costa Pinto, Paulo José Canelas Rapaz (organizadores)
ISBN: 978-972-671-449-1
Ano de publicação: 2017

Resumo:

O regime republicano português foi um fenómeno precoce no quadro europeu, mas a sobrevivência deste ao longo do século XX, sobretudo considerando a longa experiência autoritária, demonstrou a rápida consolidação das instituições republicanas na sociedade portuguesa e, especialmente, em alguns segmentos das suas elites. Os presidentes, ainda que os seus poderes variassem muito ao longo dos últimos 100 anos, estiveram muitas vezes no centro da vida política portuguesa. Este livro tem como objetivo repensar o presidencialismo e o semipresidencialismo, colocando o caso português em contexto. Assim, a primeira parte repensa as definições e a prática política do semipresidencialismo. A segunda faz um balanço do presidencialismo na América Latina, em África e em Timor-Leste, e a terceira concentra-se no caso português, sobretudo nos dilemas mais recentes do impacto da crise de 2008 no segundo mandato do Presidente Cavaco Silva e nas eleições presidenciais de 2016, que deram a vitória a Marcelo Rebelo de Sousa.

[+ info]


As Mudanças de Regime em Portugal no Século XX
Hermínio Martins
ISBN: 978-972-671-466-8
Ano de publicação: 2018

Resumo:

O que justifica que as três mudanças de regime político a que Portugal assistiu no século XX fossem todas fruto de «golpes críticos» e não de outra forma de acção política? Que alcance tem o pretorianismo, de raízes oitocentistas, nos três regimes de Novecentos? Que legado forte deixou a insegura e instável I República, que o Estado Novo conseguiu reverter? Que tipo de ditadura se viveu em Portugal com Salazar? Que papel desempenhou o carisma como fonte de legitimidade ao longo do século? Qual o papel da guerra na sobrevivência ou quebra dos regimes? Portugal foi precursor ou seguidor das tendências profundas que marcaram a história europeia no século passado? Estas e muitas outras questões são abordadas neste livro de amplo fôlego que Hermínio Martins (1934-2015) pensou ao longo de décadas e no qual estava a trabalhar quando a morte o surpreendeu.

[+ info]