Conferência Anual Raúl Iturra / APA

A Associação Portuguesa de Antropologia (APA) realizará em 2018 a sua primeira conferência anual que, sob o pretexto de uma justa homenagem em vida, tomará o nome de Raúl Iturra – um dos fundadores da APA e seu primeiro presidente de direção.

A par dos fóruns públicos que a APA tem vindo a promover, esta conferência pretende dar visibilidade à antropologia. Um antropólogo convidado apresentará o seu trabalho, seguindo-se a atribuição pública dos Prémios APA, com uma breve apresentação dos trabalhos premiados. Em paralelo, sempre que possível, terá lugar uma atividade artística, expositiva ou performativa.


Raúl Iturra (Novembro de 2017)


Conferência Anual Raúl Iturra / APA 2018

A primeira Conferência Anual Raúl Iturra terá lugar no dia 16 de fevereiro de 2018 no ISCTE-IUL (Auditório J.J. Laginha). Para esta conferência inaugural a APA convidou Filipe Reis, que apresentará o trabalho de Raúl Iturra e o seu contributo para a Antropologia da Educação.

Em 2018 a APA assume a organização em parceria com o Departamento de Antropologia do ISCTE-IUL, cuja ligação à vida e obra de Raúl Iturra é incontornável. Para as conferências de anos seguintes é objetivo da APA que os centros de investigação interessados, em rotatividade, proponham o nome de um convidado e assumam com a APA a co-organização da conferência.

Programa detalhado:

14h00 – 14h30 – Boas vindas e apresentação da Conferência Anual APA

14h30 – 15h30 – Palestra por Filipe Reis

15h30 – 16h00 – Coffee-break

16h00 – 16h30 – Entrega pública dos Prémios APA 2017/2018

16h30 – 18h00 – Apresentação dos trabalhos premiados

  • Categoria I: Texto Científico – Jovens Antropólogos
    Ricardo Seiça Salgado
    “A persona do antropólogo na etnografia como acção: o jogo dos papéis, do registo, e as metodologias teatrais”.
  • Categoria II: Projeto de Intervenção – Investigação Aplicada
    Cristina Santinho
    ”Living in a different culture – Plano de integração de estudantes refugiados no ISCTE-IUL”