[livro] Trabalho de Campo: Envolvimento e Experiências Em Antropologia – Humberto Martins, Paulo Mendes (Orgs.)

      Comentários fechados em [livro] Trabalho de Campo: Envolvimento e Experiências Em Antropologia – Humberto Martins, Paulo Mendes (Orgs.)

Trabalho de Campo: Envolvimento e Experiências Em Antropologia
Humberto Martins, Paulo Mendes (Organizadores)

Acaba de ser publicado o livro Trabalho de Campo: Envolvimento e Experiências Em Antropologia. Editado pela Imprensa de Ciências Sociais, o livro reúne textos de vários autores e é organizado por Humberto Martins e Paulo Mendes, ambos associados da APA. Para além dos organizadores colaboram nesta compilação outros sócios da APA (Chiara Pussetti, Cristina Santinho, Inês Lourenço, Joana Feio, Margarida Paredes, Marina Pignatelli, Otávio Sacramento, Ricardo Seiça Salgado, Rita Ávila Cachado, Sandra Marques).

[descarregar índice]


O que é o trabalho de campo antropológico? O que o distingue na Antropologia? E distingue a Antropologia? Obriga a «estar lá» por períodos longos? Culminando ou relacionado sempre com a etnografia? Entre a objectividade e a subjectividade, a evidência empírica e a reflexividade, o trabalho de campo é sempre para o antropólogo uma experiência única – (ainda) o seu rito de passagem para a maioridade na disciplina. Será? E o que acontece nesse espaço-tempo «liminal»? Contá-lo na sua imensa diversidade e completude torna-se, quase sempre, difícil pelo próprio eclecticismo da prática e pela ruptura com convenções e grelhas rígidas demasiado formais. Nesta colecção, os autores revelam as dificuldades e as oportunidades com as quais se depararam em processos irrepetíveis de pesquisa e ficamos a conhecer pessoas, contextos, situações, encontros, eventos, sensações, sentimentos e emoções que marcam uma metodologia de envolvimento no mundo.

Organizadores:

Humberto Martins é licenciado em Sociologia, doutor em Antropologia Social e Antropologia Visual – Universidade de Manchester (2005) e professor auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Investigador integrado do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD-UTAD) e associado do CRIA. Os seus interesses de investigação situam-se na antropologia visual e nos estudos das áreas protegidas. Desenvolve actualmente um estudo longitudinal no Parque Nacional da Peneda-Gerês sobre relações entre os humanos e os não-humanos.

Paulo Mendes é licenciado e doutorado em Antropologia Social pelo ISCTE-IUL. É professor auxiliar na Escola de Ciências Sociais e Humanas da UTAD e investigador integrado no CRIA/ISCTE-IUL. Apesar de interesses diversos, tem trabalhado principalmente sobre questões relacionadas com a dicotomia natureza/cultura, prosseguindo investigações que ensaiam a integração ecológica do que é social e cultural. Presentemente desenvolve no CRIA/ISCTE-IUL, enquanto investigador em pós-doutoramento financiado pela FCT, investigação sobre alterações climáticas.

[+ info]

Imagens relacionadas: