[novo livro] Portugal em falta. Atlas improvável.

      Comentários fechados em [novo livro] Portugal em falta. Atlas improvável.

Foi lançado recentemente o livro Portugal em falta. Atlas improvável, pela editora Santillana, uma compilação de artigos de cientistas de várias áreas e outros materiais de arquivo, fotografias, infografias e ilustrações. Entre os autores que contribuem para este atlas estão vários sócios da APA como é o caso de Elsa Peralta, Emília Margarida Marques, João Baía, José Manuel Sobral, José Mapril, Miguel Vale de Almeida e Nuno Domingos. O livro está à venda com o jornal Le monde diplomatique, nas principais bancas e livrarias de todo o país, desde o dia 8 de novembro de 2017.


Sob o escrutínio de todos está um país que se reconhece na construção de um labor quotidiano — sociólogos, historiadores, artistas, antropólogos, psicólogos, escritores, cientistas refletem sobre a nação edificada pelas pessoas que habita(ra)m os seus múltiplos espaços.
Composto por trinta artigos, fruto do trabalho de conceituados investigadores e académicos, documentados com imagens de arquivos de referência e ilustrados com fotografias de autor, e por dez infografias que refletem a importância da ilustração na comunicação, cumprindo um desígnio a um tempo informativo e estético, este Atlas desenha a cartografia das nossas vivências enquanto fazedores da história comum, num registo que privilegia o conhecimento plural e assenta no espírito científico da dúvida metódica para não apontar caminhos já tantas vezes batidos, mas antes para perspetivar as rotas demandadas pelas inquietações de uma sociedade desperta, de todos e para todos.
Esta publicação, repleta de questões que interrogam o nosso legado, entronca na tessitura das geografias contemporâneas, franqueando as fronteiras da sujeição ao que está instituído por mera conveniência para participar na construção de novas paisagens, apenas improváveis na sua singularidade.
Além de se dirigir ao grande público, a obra apresenta-se como um recurso de inestimável valor pedagógico no desenvolvimento da Educação para a Cidadania, domínio recentemente reforçado pelo Ministério da Educação na matriz curricular do Ensino Básico e Secundário, numa ótica de compromisso que confronta professores e estudantes com as preocupações e problemas reais da maioria da população portuguesa.

[excerto do press release]


Autores: Adriana Delgado Martins, Alexandra Castro, Alexandra Oliveira, Ana Cordeiro Santos, Ana Estevens, Ana Moreira, Ana Paula Pires, Bruno Monteiro, Diego Palacios Cerezales, Diogo Duarte, Dulce Freire, Elsa Peralta, Emília Margarida Marques, Fátima Sá e Melo Ferreira, Fátima Vieira, Filipa Lowndes Vicente, Helena Tropa, Inês Brasão, João Baía, João Quierós, José Manuel Sobral, José Mapril, Luís Bernardo, Maria Inês Coelho, Miguel Bandeira Jerónimo, Miguel Chaves, Miguel Vale de Almeida, Nuno Camarneiro, Nuno Dias, Nuno Domingos, Patrícia Alves, Pedro Sobrado, Telmo Alcobia e Victor Pereira.

[+ info no site do Le monde]