O Perfil do Antropólogo em Portugal – Estudo Longitudinal (2017-2027)

      Comentários fechados em O Perfil do Antropólogo em Portugal – Estudo Longitudinal (2017-2027)

Como forma de contribuir para um melhor conhecimento da realidade nacional a respeito da situação dos antropólogos, a APA conduziu o projeto “O Perfil do Antropólogo em Portugal – PAP” entre 2014 e 2016. O objetivo central do estudo foi caraterizar a situação da comunidade de antropólogos em Portugal, saber o que fazem em termos de formação, atividade científica e profissional e descobrir as potencialidades ou obstáculos à prática da Antropologia.

Os resultados foram divulgados publicamente em 2016 e estão publicados no site da APA.

Uma das intenções desse estudo era acompanhar a situação dos graduados em antropologia ao longo dos anos, desde a sua formação até à sua integração no mundo profissional.

Para esse efeito, a APA inicia em 2017 um estudo longitudinal junto dos estudantes do 1º ano letivo dos três ciclos de estudos (Licenciatura, Mestrado, Doutoramento) com aplicação de um questionário.

Foram convidados a responder a este questionário todos os alunos contactados que aceitaram colaborar no estudo, fornecendo para este efeito os seus contactos e uma autorização para aplicação do questionário pela APA e monitorização posterior.

O convite para responder ao questionário foi enviado por e-mail no dia 6 de novembro de 2017 a todos os alunos que aceitaram participar, a quem a APA agradece desde já a colaboração.