O turismo do Douro visto de dentro e de fora (UTAD)

      Comentários fechados em O turismo do Douro visto de dentro e de fora (UTAD)

SEMINÁRIO INTERMÉDIO DO PROJETO DOUROTUR

O turismo do Douro visto de dentro e de fora

10 de janeiro de 2018
UTAD (Auditório de Ciências Florestais)


OBJETIVOS

A Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. Para assinalar a data, a equipa de investigação CETRAD-DOUROTUR realiza um seminário em torno do tema “O turismo do Douro visto de dentro e de fora”. Os principais objetivos são apresentar e debater os progressos, avanços e resultados intermédios do projeto Dourotur, após de ano e meio de desenvolvimento do projeto, com os agentes turísticos da região, de forma a contribuir para a partilha de conhecimento científico e a co-investigação responsável. O seminário conta com a colaboração de vários agentes turísticos da região, e com destaque para a AETUR (Associação de Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes). A participação é gratuita e aberta ao público em geral. 


10 DE JANEIRO DE 2018 (QUARTA-FEIRA)
AUDITÓRIO DE CIÊNCIAS FLORESTAIS | UTAD – VILA REAL

8.30 H:   Receção de participantes

9.00 H: Sessão de abertura e boas vindas: António Fontainhas (Magnífico     Reitor da UTAD), Alberto Baptista (Pró-Reitor para os projetos estruturantes da UTAD), Manuel Luís Tibério (Presidente da Escola de Ciências Humanas e Sociais da UTAD), Timothy Koehnen (Diretor do CETRAD), Xerardo Pereiro (coordenador do projeto Dourotur)

9.30 H:  Conferência de abertura de Noel Salazar (Ku Leuven Université – Bélgica): Mobilising imaginaries in tourism . Apresenta: Lorenzo Bordonaro (UTAD- CETRAD))

10.30 H:   Apresentação geral de resultados do projeto Dourotur, Edgar Bernardo e Vítor Rodrigues (UTAD- CETRAD)

11.00 H: Intervalo – café (organizado por Casa Lapão)

11.15 H: Painel I: A oferta, a procura e os efeitos do turismo no Douro. Apresentam: Xerardo Pereiro, Ana Paula Rodrigues e Luzia Oca (UTAD – CETRAD). Comentários de: Alexandre Guedes (Turismo do Porto e Norte de Portugal), Teresa Albuquerque (Casa de Mateus). 

13.00 H.: Almoço

14.30 H: Conferência de Agustín Santana (Universidad de La Laguna – Espanha): Construir o turismo do futuro. Apresenta: Nieves Losada (UTAD- CETRAD)

15.30 H: Painel II: A imagem turística do Douro e marketing digital para o turismo no Douro. Apresentam: Carlos Marques, Octávio Sacramento, Mário Sérgio Teixeira, Ramiro Gonçalves, Maximino Bessa (UTAD – CETRAD). Comentários de: João Silva (Diretor do Museu de Vila Velha – Vila Real), Alberto Tapada (Secretário Geral da AETUR).

16.45 H: Intervalo – café  (organizado por Casa Lapão)

17.00 H:  Apresentação de vídeos Dourotur de promoção turística do Douro e da “Versão Demo do protótipo de Realidade Virtual sobre o Douro”. Apresentam: Maximino Bessa (Laboratório de Realidade Virtual da UTAD), bolseiros Dourotur (UTAD – CETRAD).

18.00 H:   Relatório – sumário – conclusões da sessão. Apresenta: Xerardo Pereiro (coordenador do projeto Dourotur)