Projeto coordenado por Cristiana Bastos ganha Advanced Grant do ERC

      Comentários fechados em Projeto coordenado por Cristiana Bastos ganha Advanced Grant do ERC

O Conselho Europeu de Investigação (ERC) atribui a um projeto de investigação de Cristiana Bastos — investigadora principal do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa e sócia da APA — a mais prestigiada bolsa do ERC – a Advanced Grant.

As Advanced Grant são as bolsas de maior valor monetário atribuídas pelo Conselho Europeu de Investigação, que foram idealizadas por esta instituição para garantir que investigadores líderes, de qualquer idade e nacionalidade, continuem a desenvolver projetos de investigação inovadores e desafiantes dentro da Europa.

O projeto de Cristiana Bastos intitula-se “A Cor do Trabalho: as Vidas Racializadas dos Migrantes” e incide sobre o racismo, as racializações, as fronteiras e as migrações, através do estudo dos fluxos intercontinentais de trabalhadores na pós-abolição da escravatura e as dinâmicas de inclusão/tensão/competição que se estabeleceram localmente, acompanhadas de formações conceptuais por vezes apresentadas como ciência racial. Do ponto de vista português, lança um olhar sobre a expansão de um modo inteiramente diferente daquele que até hoje impera, substituindo a narrativa das caravelas e descobertas pela do trabalho, dificuldades e conquistas sociais. Mas o objetivo do projeto é mais amplo e, como assinalaram os avaliadores, que unanimemente apontaram a sua originalidade e ambição, abre fronteiras no estado atual do conhecimento, articulando diferentes campos científicos, metodologias, pontos de observação e metas teóricas. A Advanced Grant atribuída ao projeto tem valor de 2,2 milhões de euros.

[+ info]