Seminário de especialização: “Refugiados e direitos humanos, perspetivas nacionais e internacionais”

      Comentários fechados em Seminário de especialização: “Refugiados e direitos humanos, perspetivas nacionais e internacionais”

Tem início em 11 de setembro de 2017 o seminário de especialização “Refugiados e direitos humanos, perspetivas nacionais e internacionais”. Com coordenação de Cristina Santinho e Filipe Reis (ambos sócios da APA) o seminário é organizado pelo CRIA e pelo Instituto para as Políticas Públicas e Sociais do ISCTE-IUL. As inscrições estão abertas até 3 de setembro de 2017 (geral.ipps@iscte.pt).


Seminário de especialização:
“Refugiados e direitos humanos, perspetivas nacionais e internacionais”


Coordenação: Cristina Santinho e Filipe Reis
Candidaturas: Até 3 de setembro de 2017
Data de Realização: De 11 a 15 de setembro 2017
Horário: Pós Laboral
Duração: 30 horas


IPPS-ISCTE • Instituto para as Políticas Públicas e Sociais
Avenida das Forças Armadas, 1649-026 Lisboa, PORTUGAL
Telefone +351 210 464 021
geral.ipps@iscte.pt


APRESENTAÇÃO
Este curso pretende acrescentar conhecimento especializado, a partir do olhar da antropologia, sobre a temática dos refugiados e direitos humanos, no contexto nacional e transnacional.
A temática dos refugiados não é nova. Foi, aliás, a necessidade de refletir sobre ela que deu origem aos cursos anteriormente realizados. Porém, desde o ano de 2015, vários acontecimentos relacionados, na União Europeia – naufrágios no mediterrâneo; hot-spots; construção de novos muros – e em Portugal – redistribuição de refugiados pelo país e sua recolocação; mobilização da sociedade civil; disponibilidade política e governamental para o acolhimento; mudaram, radicalmente, o modo como a sociedade olha para aqueles que agora pedem refúgio.
O ISCTE-IUL, através da Escola de Ciências Sociais e Humanas – ECSH, do Departamento de Antropologia, e do Centro em Rede de Investigação em Antropologia – CRIA, tem sido, nesta matéria, uma das maiores referências de qualidade, até porque há já vários anos que se tem produzido conhecimento científico sobre esta temática.


DESTINATÁRIOS
Este curso é particularmente orientado para o seguinte perfil:
a) Docentes do ensino secundário;
b) Docentes do ensino superior;
c) Estudantes de licenciatura;
d) Técnicos de várias instituições, públicas ou privadas que trabalhem, ou venham a trabalhar no acolhimento e integração de refugiados.
e) Voluntários de Associações e Organizações Não Governamentais;
f) Instituições (Santa Casa da Misericórdia; Segurança Social; Serviço Nacional de Saúde; SEF…);
g) Formadores e Mediadores Culturais;
h) Médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, sociólogos, antropólogos, juristas, outros.