A chamada para comunicações encerrou a 22 de Abril. Atendendo, contudo, ao elevado número de propostas apresentadas à última hora, será concedida uma tolerância de 98 horas (até à meia-noite de 26 de Abril). As propostas apresentadas nesse período (através do link na página de cada painel) serão admitidas sob condição, podendo ser aceites ou rejeitadas pelo coordenadores em função da situação específica de cada painel. As propostas rejeitadas para um painel poderão ser reapreciadas pela comissão organizadora para eventual inclusão noutro painel.

A chamada para comunicações encontra-se aberta até 22 de Abril de 2013.

As propostas deverão incluir:

– título da comunicação

– resumo curto com até 300 caracteres

– resumo com até 250 palavras.

A proposta poderá também especificar os meios audiovisuais necessários para a apresentação.

ATENÇÃO: Os resumos, as comunicações e as apresentações orais poderão ser feitas em português, castelhano ou inglês. Cada painel deverá indicar, após o nome do painel, as línguas que poderão ser utilizadas (PT-ES-EN).

Os interessados deverão consultar a lista completa dos painéis aprovados para identificarem o painel mais apropriado para a comunicação que irão propor. Na página do painel escolhido, a seguir ao resumo longo, deverão utilizar o link “propose a paper” e preencher o respectivo formulário electrónico.

Todas as propostas deverão ser feitas através do sistema informático utilizado pelo Congresso. As propostas não deverão ser enviadas por correio electrónico. Os coordenadores que queiram apresentar uma comunicação nos seus próprios painéis deverão também utilizar o formulário electrónico.

Depois de efectuada uma proposta, irá visualizar um écran que informará que a proposta foi submetida com êxito. Se tal não acontecer deverá apresentar a proposta novamente. Após a conclusão deste processo os coordenadores do painel receberão uma mensagem automatizada por correio electrónico, informando-os da nova proposta. Uma cópia dessa mensagem será também enviada ao proponente. Se não receber essa mensagem de confirmação, deverá em primeiro lugar verificar, na página de login (carregar no botão login do menu acima), se a sua proposta está aí registada. Se lá estiver, isto quererá dizer apenas que a mensagem de confirmação se perdeu, ou foi apanhada pelo seu filtro de spam; se lá não estiver, significa que houve algum problema, e que deverá apresentar a proposta novamente.

Todas as propostas serão assinaladas como pendentes até à conclusão da chamada para comunicações, quando os coordenadores terão de decidir quais as propostas aceites em cada painel. Logo a seguir à decisão, as propostas ficarão assinaladas, na mesma página, como aceites ou rejeitadas, e os coordenadores informarão os proponentes, individualmente, da sua decisão.

REGRAS

Cada participante só poderá apresentar uma comunicação no Congresso, embora possa, também, coordenar um painel ou sessão especial; ou ser comentador num painel ou sessão especial.

Os participantes poderão, obviamente, propor mais do que uma comunicação. Procuramos, contudo, desencorajar esta prática, porque em caso de aceitação múltipla haverá comunicações que terão de ser retiradas, prejudicando o programa e a organização dos painéis onde isso acontecer.

APÓS A APRESENTAÇÃO DE UMA PROPOSTA

Os autores de comunicações poderão utilizar o link de login na barra de ferramentas para alterar as suas propostas. Não será, contudo, possível utilizar este método para acrescentar ou remover nomes de co-autores ou para retirar uma proposta. Estas alterações deverão ser efectuadas por correio electrónico a congresso@apantropologia.org.

CIRCULAÇÃO PRÉVIA DE COMUNICAÇÕES

O Congresso não tem regras fixas a este respeito. Alguns coordenadores pretendem promover a circulação de comunicações entre os integrantes do painel. Neste caso, e para eliminar a multiplicação de mensagens de correio electrónico, os autores poderão, se assim for pedido pelos coordenadores, fazer o upload de uma cópia PDF de suas comunicações através do sistema. Os ficheiros PDF aparecerão na página do respectivo painel, após o resumo da comunicação, de onde poderão ser baixados pelos restantes participantes.

ORGANIZAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES

Os coordenadores poderão decidir a duração das apresentações e da discussão no interior de cada painel, e deverão informar os autores após a selecção das comunicações aprovadas. Não será possível incluir no programa do Congresso a distribuição de tempos no interior de cada painel, e os participantes deverão partir do princípio de que o tempo disponível será repartido de forma equitativa entre as comunicações.

COMUNICAÇÃO ENTRE AUTORES/ COORDENADORES

Para impedir a sua utilização para spam, os endereços electrónicos dos coordenadores e autores não aparecem nas páginas dos painéis. Existe, no entanto, um sistema integrado e seguro de mensagens por correio electrónico. Em caso de dificuldade na sua utilização os endereços electrónicos poderão ser pedidos a congresso@apantropologia.org.

ESCLARECIMENTOS E INFORMAÇÕES SUPLEMENTARES

Podem ser pedidos a congresso@apantropologia.org.